quarta-feira, 7 de outubro de 2009

100ª - As Abelhas, os Zangões e a Vespa

Apud creditorem maior quam apud debitorem debiti memoria

O credor tem melhor memória que o devedor

Olá amigos! Guardada a infinitisimal proporção dos escritos, sinto-me com a alegria do Giovanni - o Bocaccio -, quando editou seu centésimo conto no Decameron.
Queira ou não, as prosas, as fábulas, os amigos que chegam em visitas bem-vindas, enchem-nos de satisfação, arregimentando¹ as forças para seguirmos em frente, por esta estrada agreste².

Com frondosos carvalhos, cabanas, poços, pântanos, cavernas rupestres³, bichos que falam e seres exdrúxulos, encontramos morais e éticas em cada curva.
São lições de vida e comportamentos ora proveitosos, ora dispensáveis. Como viajantes invisíveis no tempo, renovo o convite: "Sigamos em frente e vamos ver onde chegaremos!".

¹ v. t.d. organizar em regimento militar; ordenar, formar (um corpo de tropas) - t.d. e pron. p.ext. reunir(-se) em partido, associação ou grupo; alinhar(-se).

² adj.2g.s.m.que ou o que se refere aos campos; silvestre, selvagem - fig. que ou o que contraria convenções citadinas; não cultivado, rústico.

³ adj.2g. relativo a rocha - arq construído em rocha (diz-se de habitação) .


100ª - As Abelhas, Os Zangões e a Vespa


Algumas Abelhas tinham construído um favo de mel na fenda de um velho tronco de carvalho. Os zangões asseguravam que eles haviam-no feito e assim, pertencia a eles. A causa foi levada a um tribunal ante a Juíza Vespa. Conhecendo alguma coisa sobre as partes envolvidas, ordenou assim: “Os demandantes e os acusados são um tanto semelhantes, de forma a tornar a matéria da discussão - a propriedade -, um assunto duvidoso”. "Deixemos cada parte formar uma colméia para si e construir um novo favo, pois pela forma deles e o gosto do mel, se poderá determinar o verdadeiro e legal proprietário". As Abelhas consentiram prontamente ao plano. Os zangões recusaram-na. Ao que a juíza Vespa deu seu parecer: "Está claro agora quem fez a colméia e quem não pode fazê-la; o Tribunal decide que o mel é das Abelhas".

Moral:

"As profissões são mais bem testadas através das ações".

Um comentário:

Dna MÔ disse...

Salve Grande Vade Mecum!!!!!!!
Parabéns pela centésima esmerada tradução das fábulas fantásticas de Esopo!

Sigamos em frente, com certeza, pois esse caminho está-nos levando a um patamar de mais conhecimento, discernimento, alegrias, surpresas, reflexões...

Em suma, está-nos aprimorando e deixando-nos mais leves, mais sábios, mais alegres e maduros.

Obrigada Vede!!

Vade sempre!
Sempre Vade!
Beijos a toddos!