quinta-feira, 22 de outubro de 2009

113ª - O Camelo e os Viajantes - O Cigarro

Via trita, via tuta
Estrada batida, estrada sabida

Bom dia amigos! Esta historieta nos mostra de como as dificuldades vistas de longe, são mais aguçadas. Não é a distância física, mas sim a distância temporal. Melhor não antecipar e resolver cada caso em seu devido tempo. Por lermos de camelos e desertos, ontem e hoje, vieram-me à memória os Gauloises e os Gitanes, cigarros patrióticos franceses, divulgados nos filmes e romances das décadas 50 e 60. Ali, ESSES OLHOS VIRAM...

...o surgimento do tabagismo de massa, pulando do palheiro - o fumo em corda, palha de milho e a 'britola' (canivete curvo e afiado) - com sua arte de confecção, desde o corte fino do tabaco até o desfiar entre as palmas das mãos, passando pelo afinar e cortar a palha, impregnando o ambiente com o forte odor, amainado apenas pela fumaça azulada das primeiras tragadas e depois, tudo voltar a mergulhar no amargo perfume.
Os mais renitentes¹ pelo vício, esqueciam atrás da orelha um toco apagado e refaziam um novo. Era ritual manso, típico dos tempos sem pressa.

Daí, surgiram o Continental (carteira azulada) e o Hollywood (carteira vermelha), dividindo espaço com o Belmont (carteira amarela), Hudson (carteira marron) e o L&S (carteira roxa) e todos contra o mentolado Consul (carteira verde). Sem filtros, demandavam arte no fumar, não desmanchando o papel com a saliva ou desmaiando com uma tragada mais profunda. Seriam eles precursores desta sociedade mergulhada nas drogas pesadas ou a falta deles que levou a isto? Fica o desafio para reflexão...

BOA LEITURA e até mais.

¹ adj.2g.s.2g.que ou aquele que renite, que teima ou não se conforma; obstinado, pertinaz, inconformado.

113ª - O Camelo e os Viajantes

Dois Viajantes em um deserto viram um Camelo ao longe e ficaram grandemente amedrontados à sua enorme aparência, pensando ser algum monstro enorme. Enquanto eles se escondiam atrás de alguns arbustos rasteiros, o animal chegou mais próximo e eles descobriram que era só um camelo inofensivo, que havia despertado seus medos.

Moral:

"A distância exagera os perigos."

3 comentários:

Michaela disse...

maaaaassa o histórico!!
adorei!
beijos!

Michaela disse...

E essa sessão " esses olhos viram"... é muito massa!!! Meu deus do céu, é cada história... cheguei a sentir o cheiro do fumo de corda e do bálsamo alemão. Hoje em dia as coisas estão cada vez mais esterelizadas, acho que é o north american way of life... se bem que de vez em quando a gente ainda se depara com uns lugares caóticos, fedorentos e caóticos... ihiheihehie... mas só até a vigilância sanitária se dar conta. Depois a gente publica o livro! Beijos!

vade mecum disse...

Oi Michaelinha... Feliz por estares apreciando a história ESSES OLHOS VIRAM... Vem mais... Não perca.
Beijos a ti e ao Gui