quarta-feira, 14 de outubro de 2009

106ª - O Menino e a Urtiga - Os Japoneses

Consuetudo est altera natura
O costume muda a natureza


Bom dia amigos ! Hoje o ensinamento da perseverança e firmeza. Quantas coisas na vida são 'urtiguentas'... Mas firmeza com elas, denodo¹ e constância². Sò assim para dobrar as vicissitudes.
E por falar em perseverança, ESSES OLHOS VIRAM e...

...conviveram com a cultura oriental, lá por meados da década de 60. Um engenheiro agrômo, sua família - esposa e dois filhos - vieram de Yokoama - Japão, para cultivar terras nossas, em retalho de colônia italiana. O que este homem arrancou da terra em hortaliças e legumes.E note-se, eram escarpas tão pedrogosas que nem videras haviam vingado. Tomates e pepinos com mais de 1 kilo, faziam os feirantes, onde íamos entregar a mercadoria, duvidarem da sanidade da produção. Qual o segredo? Dedicação e empenho. Seu Sakuma ia em meio da noite abrir os canais de irrigação e fechá-los após a dose necessária de água. Dizia: "Como na vida, a plantação também requer dedicação extremada, sem folgas ou descansos. O bom resultado virá ao natural."

Não esqueço as cinzas dos quatro avós que levavam junto, numa só urna e um pequeno oratório. Foram-se embora após três anos, atraídos pela generosa terra roxa do Paraná. Será que ainda vive o Sr. Seige Sakuma? Masanobu e Minoro os filhos e a silenciosa e calada Sra. Kioko ?
Onde andam? Vai daqui uma lembrança carinhosa do convívio com esta gente corajosa e denodada.

¹ s.m. ousadia, bravura diante do perigo; intrepidez, coragem.

² s.f. qualidade, característica do que é constante - qualidade daquele que não falta a uma tarefa, dever, tratamento, aula etc.; assiduidade, frequência .

106ª - O Menino e as Urtigas

Um Menino foi picado por uma Urtiga. Correndo para casa, falou para sua mãe: "Embora a tocasse tão suavemente, dói tanto.". - "Bastou isto para picá-lo. Da próxima vez que você toca uma Urtiga, agarre-a corajosamente e ela será macia como seda para a sua mão e não lhe doerá nada!".

Moral:

"Tudo o que você fizer, faça-o com todo seu poder.”




Nenhum comentário: