terça-feira, 27 de outubro de 2009

117ª - O Gato, a Doninha e o Coelho

Fortes fortuna adiuvat
Ao homem ousado a fortuna estende a mão


Bom dia e bem-vindos! A fábula de hoje exemplifica bem como acontecem as coisas quando duas partes em litígio¹ entregam o problema para alguém mais poderoso resolver. Está cheia de exemplos práticos esta vida. MELHOR RESOLVER ENTRE SI QUALQUER DIVERGENCIA, NÃO É MESMO?

BOA LEITURA e até mais...

¹fig. conflito de interesses; contenda, pendência

117ª - O Gato. A Doninha e o Coelho

Certo dia enquanto um Coelho estava ausente de sua toca, uma Doninha tomou posse dele. No retorno do Coelho, vendo o focinho da Doninha que saindo do buraco, disse: "Você tem que deixar este buraco imediatamente. Há quarto só para um e sempre me pertenceu e aos meus pais antes de mim”. "O mais razoável é que você deve deixar ele agora," disse a Doninha,” e deveria partir já que a posse é minha". Como não pudessem resolver a disputa, concordaram em deixar a questão para um velho e sábio Gato, onde foram sem muitos receios. “Eu estou surdo," disse o Gato. "Ponham seus narizes perto de minhas orelhas". Nem bem fizeram isto, as patas do Gato apanhou-os, matando-os.

Moral:

"Os fortes estão aptos a resolver todas as questões, pela regra do poder.".

Nenhum comentário: