quarta-feira, 30 de setembro de 2009

94ª - O Asno levando Sal

Faber est quisque fortuna
O homem faz-se por si


Bom dia caros leitores.. Antes de tudo, minhas boas-vindas à Isa, nossa 9ª seguidora. Sinta-se em casa amiga...
A fábula de hoje merece algumas considerações. A primeira é a de entendermos como a própria existência, ser o mascate. Ela (ele) é quem determina o peso do fardo. A próxima consideração é assumirmos o papel do asno carregado e entendermos que não adiantarão subterfúgios¹, pois o peso somente dobrará. Outra consideração é aprendermos a suportar este peso, não resignados² mas encorajados, pois a viagem termina logo... A atitude positiva é fundamental.

¹ s.m. manobra ou pretexto para evitar dificuldades; pretexto, evasiva.
² v. pron. submeter-se sem revolta a; acatar, conformar-se.


94ª - O Asno levando Sal

Um mascate que tinha um Asno ouviu dizer que o Sal estava muito barato na praia. Colocou os arreios no seu Asno e foi até lá comprar algum sal. Tendo carregado tanto o seu animal, quanto ele pudesse agüentar, estava guiando-o de volta para casa, quando, passando por uma borda escorregadia de pedra, às margens de um rio, o Asno caiu na correnteza e o Sal derreteu-se todo. Para o Asno foi um alívio de peso e chegado à margem com facilidade, procurou seguir a viagem em diante, leve no corpo e no espírito.
O mascate retornou logo em seguida à costa marítima para pegar mais um pouco de Sal e carregou novamente o Asno, tanto quanto possível, porém mais pesadamente do que antes. No retorno, como cruzaram o rio no mesmo local em que tinham caído anteriormente, o Asno caiu propositalmente na correnteza, dissolvendo mais uma vez todo Sal e libertando-se da sua pesada carga.
O mascate invocado pelas perdas e pensando como poderia escapar deste truque na próxima viagem do para a costa, contratou uma carga de esponjas. Quando chegaram ao mesmo rio, como antes, o Asno tentou novamente seu velho truque, jogando-se na água; achando que - como antes -, o seu fardo aliviaria. Mas ao invés disto, a carga mais que dobrou seu peso, submergindo-o quase o afogando.

Moral:

"As mesmas atitudes não servirão para todas as circunstâncias”.

Nenhum comentário: