quinta-feira, 24 de setembro de 2009

89ª - O Asno e seu Condutor

Temeritas est florentis aetatis, prudentia senectutis
Se o velho pudesse e o jovem soubesse, não haveria nada que se não fizesse


Um 'oi' especial a todos. A fábula de hoje nos conta sobre TEIMOSIA, este defeito capital que pode custar a própria vida. A lição é pertinente às personalidades em formação, os pequeninos. Ensinar como domar esta característica é uma verdadeira arte e dificultosa, mas vale a pena. Formaremos um adulto consciente. E os que são teimosos como o asno? Largamos a cauda ou tergiversamos¹ até demovê-lo² da intenção? Melhor não 'teimar' e ajudá-los, não é mesmo? Apesar de que todos temos um certo grau de teimosia. Refletir faz bem. Até amanhã...

¹ v. int. virar de costas - int. usar de evasivas ou subterfúgios; procurar rodeios .

² v. t. d. bit. provocar (em algo ou alguém) a renúncia (de intento, ideia etc.) 3 bit. e pron. despertar (em alguém ou si mesmo) uma disposição .


89ª - O Asno e seu Condutor

Um Asno estava sendo conduzido ao longo de uma estrada, quando subitamente estacou e foi à beira de um fundo precipício. Estando a ponto de se lançar do alto, seu dono e condutor o agarrou pela cauda, impedindo e puxando-o de volta. Como o Asno insistia no seu esforço, o homem deixou-o saltar e disse: "Conquiste, mas conquiste a seu próprio custo".

Moral:

"O teimoso geralmente tende a se prejudicar".

Nenhum comentário: