segunda-feira, 7 de setembro de 2009

LXXIV - Os Miolos do Asno

Saepe dat una dies quod non evenit in anno
O que não acontece num ano, acontece num minuto


Bom dia amigos! Hoje a fábula possui uma força descritiva que transcende¹ a mera narrativa. Para as crianças poderá até parecer sangüinolenta², mas convém lembrar que para a época de sua criação, os miúdos eram alimentos comuns aos humanos. Eu mesmo - e estes olhos e sentidos viram - tive uma dieta onde predominava esta espécie de proteína. Ora bovina, suína, caprina ou ovina, além das aves e peixes, seus sabores - miolos inclusive - quando preparados de acordo, são incríveis.

Ao leitor iniciante em Esopo, convém apenas abstrair o aprendizado, desconsiderando a narrativa crua e cruel. BOA LEITURA e até amanhã...

¹ v. t.d. e t.i. - elevar-se sobre ou ir além dos limites de; situar-se para lá de.
² \gu ou gü\ adj. - em que há grande derramamento de sangue; sangrento.



LXXIV - Os Miolos do Asno


O Leão e a Raposa foram caçar juntos. O Leão a conselho da Raposa, enviou uma mensagem ao Asno, propondo fazer uma aliança entre suas famílias. O Asno foi ao lugar marcado para o encontro, jubiloso por participar de uma aliança com o rei dos animais. Mas, quando chegou lá, o Leão simplesmente o abateu, dizendo à Raposa: "Eis nosso jantar para hoje. Cuide aqui enquanto eu vou tirar um cochilo. Ai de você se tocar em minha presa". O Leão foi embora e a Raposa esperou um tempo; achando que o seu mestre não repararia, se aventurou a comer os miolos do Asno abatido. Quando o Leão retornou, logo notou a ausência dos miolos e perguntou para a Raposa num rugido terrível: “Quem acabou com os miolos da minha presa?". "Miolos, Vossa Majestade! Não acharia nenhum, pois se os tivesse, nunca teria caído em sua armadilha!".


Moral:


“A sabedoria sempre tem uma resposta pronta".

Nenhum comentário: