sexta-feira, 4 de setembro de 2009

LXXII - O Feixe de Varas - As 'HQ'


Usus optimus rerum magister
A prática é mestra de todas as coisas

Bom dia a todos que nos visitam. Uma alegria poder recepcioná-los com uma nova fábula a cada dia. Hoje tecerei um pequeno comentário sobre o gosto pela leitura. Quando criança e lá se vão cinco décadas, nada se comparava às minhas visitas 'quase' diárias às bancas de revistas. Nunca comprava e no entanto, fiquei amigo dos donos que me permitiam espiar as HQ, lá no fundo das bancas. Seu Nora, seu Hélio meu 'muito obrigado'. Preciso grafar uma gratidão ao hoje Prof. Botomé da UFSC, meu irmão de fé e que tanto me proporcionou 'gibis' emorestados. As sensações das imagens, das histórias, do perfume da tinta de impressão - novinha, ainda quente - tornaram-me um apaixonado pelas letras. Mandrake, Superman, Tarzan, Dick Tracy, Batman e Robin, Cavaleiro Negro, Cavaleiro Solitário, Gene Autry, Zorro e Tonto, Rin-tin-tin e Rusty, Lassie, Fantasma, Roy Rogers, Tom Mix (um chapéu horrível, mas 'baita¹' mocinho), Capitão Marvel e todos seus companheiros, Super Mouse, Pernalonga, Popeye e as HQ infantis de Disney (ingênuas e aos poucos preteridas²) e tantas outras, lembradas e não escritas aqui. Eu espero que mesmo sem o odor da tinta, ou a estratégia das amizades, estas fábulas possam também despertar em alguém, o gosto pela fantasia. BOA LEITURA e até amanhã...
A experiencia de vida do velho senhor da nossa fábula de hoje é a mestra a ser considerada na moral.

¹adj.2g. - muito grande; imenso, enorme .
² adj.que se preteriu - desprezado, rejeitado.


LXXII - O Feixe de Varas

Um velho homem, ao ponto da morte, chamou seus filhos ao redor dele, para lhes dar um conselho sobre a partilha dos bens. Ele ordenou que os criados trouxessem um feixe de varas, e disse ao filho primogênito: “Quebre”. O filho puxou até cansar, mas com todos seus esforços não pôde quebrar o Feixe. Os outros filhos também tentaram, mas nenhum teve êxito. "Desamarrem o feixe,” disse o pai, "... e cada um de vocês pegue uma vara”. Quando tinham feito assim, ele ordenou a eles: "Agora, quebrem a vara,” e cada vara foi facilmente quebrada. “Vocês vêem o significado?", disse o velho pai.

Moral:

"A união faz a força".

Nenhum comentário: