terça-feira, 22 de setembro de 2009

87ª - O Tordo e a Andorinha - 'Passarinhada'

Amicitia quae desiit, nunquam vera fuit
Quem deixa de ser amigo, nunca o foi


Feliz dia a todos. Bem-vinda ISA , nossa 9ª seguidora. Na fábula de hoje, Esopo trata de como facilmente trocamos o sentimento aos próximos, por culto às amizades efêmeras¹ e fugidias². Bem enfocadas, a pasmaceira³ do jovem tordo e a tristeza do progenitor ao perceber isto.

Falando em passarinhos...ESSES OLHOS VIRAM...quando criança, verdadeiros ágapes(banquetes), onde a polenta e os espetos 'menarosto' - rostisseri, giratório, antigamente tocados à mão, (inseri uma foto do sistema, com galetos, para se ter idéia) -. Eram dezenas de espetos e cada qual, com dezenas de varas e estas, com centenas de passarinhos, intermeados com sálvia e toicinho. Verdadeiro massacres silvestres, mesmo que houvesse uma mescla de sabores incríveis. Ainda bem que - apesar de tardiamente, pois dizimaram-se na região italiana do sul brasileiro, todas espécies de aves silvestres - imperou o bom-senso e esta prática caiu em total desuso. Meu ato de contrição por tamanho pecado.


¹ adj. que dura um dia - que é passageiro, temporário, transitório.
² fig. que não tem duração; fugaz, efêmero.
³ estado ou situação caracterizada pela falta de interesse.

87ª - O Tordo e a Andorinha

Um Jovem Tordo que vivia certa vez em um pomar, foi se familiarizando com uma Andorinha. Uma amizade cresceu entre eles e a Andorinha, depois de explorar o pomar e o prado vizinho, ia de vez em quando, visitar o Tordo. O Tordo feliz, saltava dos galhos para as ramagens, dando boas-vindas com sua nota mais alegre. "Oh céus!" disse ele para seu pai um dia, “... nunca houve criatura com tal amizade como eu tenho com esta Andorinha”. - "Agora e sempre qualquer mãe," respondeu-lhe o pai, "... tal como para um filho tolo que eu tenho. Logo antes da aproximação de inverno, sua amiga o terá deixado; e enquanto você pousar tremendo de frio, em um ramo desfolhado e ela estará zombando de ti, sob um céu ensolarado, a centenas de milhas.”.

Nenhum comentário: