quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

176ª - O Leão e o Lobo - prosa 'Minha Casa'


Caeca est in propriis rabulae sententia causis

Ninguém é bom juiz em cau
sa própria



Excelente dia amigos. A fábula de hoje nos fala da presunção e ainda mais, nossa prepotência baseado nela. O resultado não poderia ser pior. BOA LEITURA!

Como o poema de J L PEIXOTO, este artista português inigualável, todos temos visões da casa paterna. Ele consegue universalizar com suas palavras, os ‘leviatãs mansos’ de nossos sonhos replicantes.

A arquitetura das casas - de cada um - é diferente, mas o conteúdo psíquico é o mesmo em toda ela. Belo divagar, aproveitem... É uma prosa onde com a devida vênia, adaptarei a construção da minha casa com os versos originais, os quais editarei amanhã. ESSES OLHOS VIRAM...



...A Minha Casa

eu conheço a distância entre as paredes. caminhei muitas

vezes por ela: a varanda; a mesa grande, a janela aberta.

para o pátio, a cristaleira: a varanda: estas palavras e

este verso podiam ser o corredor se as palavras fossem

a tinta nas paredes: a cozinha: a mãe a cozinhar

eternamente, a mesa, a água que lavava os talheres, o fogo do

fogão. a cozinha era onde estávamos felizes.

quero que a casa fique desenhada:

quartinho, escada , despensa, três quartos,

casa de banho, corredor,

cozinha, porão.

depois, subindo a escada:

despensa, corredor, mais três quartos,

depois, descia a escada.

nós, na cozinha, chamávamos nossa mãe. nossa voz: mãe.

a mãe respondia-nos: estou aqui. e estava num dos

quartos de cima. eu subia a escada para a encontrar.

de manhã, eu acordava e descia a escada.

sem que eu soubesse, os anos passavam na casa. sem que eu

soubesse, a minha mãe e o meu pai envelheciam. a casa era

toda de claridade e eu não sabia que eu e ela

iríamos envelhecer assim que eu saísse dela..

há janelas e portas. eu subia para cima de cadeiras

para abrir as janelas. da janela do meu quarto, via o mundo.

sei hoje que poderia ter vivido sem mais mundo do que esse.

sei hoje que transformei o mundo todo nessa casa. chamo a minha

mãe. está num dos quartos de cima. está muito longe. chamo o meu

pai. está muito longe. A casa está vetusta, pedindo descanso.


176ª - O Leão e o Lobo


Um Lobo enquanto vagava pelo lado da montanha, viu sua própria sombra e como o sol estava baixando, ela tornava-se muito alongada, aumentando muito o tamanho real e ele disse a si próprio: "Por que devo ter medo do Leão, se tenho tal tamanho imenso e que se estende por quase um acre em comprimento? Devo ser reconhecido como o verdadeiro Rei de todas as feras" Enquanto ele estava se distraindo com estes pensamentos orgulhosos, um Leão caiu sobre ele, matando-o. Ele exclamou com um arrependimento muito tardio: "Miserável que sou. Minha autoestima exagerada foi causa de minha destruição". .


Moral:


“Não é sábio ter uma opinião exagerada de seu próprio ego!”.

Nenhum comentário: