quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

171ª - Os Gaviões e os Cisnes - O Colégio 1/5

Dimidium facti, qui bene coepit habet
O bom começo já é a metade


Bom dia amigos do blog! A fábula de hoje é singela e simples, mas o conteúdo ético é profundo. Conta a força e ao mesmo tempo o custo de nosso imaginário. Administrá-lo é a lição. A prosa de hoje, é uma homenagem aos tempos passados no colégio e seus desdobramentos. Para não ficar maçante, peço imaginarem suas próprias épocas, com coragem de enfrentar os questionamentos que ali pareciam insondáveis. BOA LEITURA e até mais.

ESSES OLHOS VIRAM...

…Doze longos anos da vida em convívio diário com irmãos Lassalistas, gestores do colégio onde estudei, desde o ensino fundamental, até o Científico, passando pelo ginasial. Lá, as cinco primeiras séries tinham os ‘regentes de classe’ permanentes, tanto que eram espécies de tutores das turmas. Provindo de um colégio de freiras, onde na primeira série aprendi as letras com irmã Lambertina (Ivo viu a uva...), apenas conheci o Irmão Cirilo, regente da primeira série. Ingressando já na segunda série, com Irmão Domingos, vi os números e suas complexidades, mas ainda firme com a Seleta. Irmão Aleixo, cuidava dos terceiranistas. Irmão Ramiro (o Pequeno, pois havia Ramiro o Grande, prefeito do pátio) fazia a quarta série primária, preparando a Admissão. Irmão Romeu repetia quase toda matéria do ano anterior durante a quinta série, tanto que para o exame de admissão, vários colegas já o haviam prestado com absoluto sucesso, ao fim do quarto ano. O ginásio era o portal da inclusão ao mundo adulto. Com uniforme quase militar, quepe e escudo, você simplesmente admirava as estrelas sobre os ombros, em latão dourado, a indicar qual série você pertencia, pelo número delas ali a brilhar. As matérias agora eram com professores específicos e uma cordilheira de novidades iluminavam os caminhos. Irmãos Edmundo (o Gordo), Inácio (o Magro), Martinho, Ricardo (Manteiguinha), Gabriel, Evaristo (o Coninua - assim pronunciava a palavra 'continua...' -) -, Pedro, Bonifácio (Fantasma), Heriberto, Benildo (outro Coninua), Constâncio (o Chula), Fidel (da secretaria), além de professores leigos como: Basílio, Juvelino, Armando, Mário (Bacia), Jaime - e mais alguns esquecidos, mas todos grandes sujeitos –, nos acompanhariam por mais sete anos, até a maioridade, ajudando ou não na formação da personalidade de cada um.

TO BE CONTINUED


171ª - OS Gaviões e os Cisnes

Os gaviões de muito antigamente tiveram, igualmente como os cisnes, o dom da canção. Mas tendo ouvido o relinchar dos cavalos, ficaram tão encantadas com o som que tentaram imitá-lo; e tentando relinchar, esqueceram o seu canto.

Moral:

"O desejo de benefícios imaginários envolve freqüentemente a perda de bênçãos presentes".

Nenhum comentário: