sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

166ª - O Cavalo e seu Cavaleiro - Números Combinados

Equus conducticius facit brevia miliaria
Cavalo alugado não cansa


Bom dia amigos! A fábula de hoje, usa novamente as figuras do cavalo e seu tratador para ensinar as variantes do trato ético e moral entre os seres. Bela lição!

Mas, ESSES OLHOS VIRAM...

...a formação numérica do novo ano e constataram uma curiosidade. Não sou fã da numerologia, nem numerólogo, mas como engenheiro, os números contam-me estórias. Imaginem um palco, com um par de gêmeos - 0 e 0 -, mais dois outros bailarinos - 1 e 2 -. Eles se apresentam em várias formações e nós podemos apreciar 12 delas diferentes entre si, já que os gêmeos não os distinguimos: 0012, 0021, 0102,0120, 0201, 0210, 1002, 1020, 1200, 2001, 2010 e 2100. Isto é análise combinatória, linda parte da matemática, com os arranjos, permutações e combinações. Passem os olhos pelos conjuntos destes números e imaginem cada ano e como seria à época, desde o início da Era Cristã até hoje, passando pelo medievo e seguindo ao futuro. Resta apenas uma combinação possível, a de 2100, quando somente alguns de nós ali estarão. Daí, aproveitemos este penúltimo conjunto formado e sintamos a energia positiva que emana dele.

166ª - O Cavalo e o seu Cavaleiro

Um Cavalo de soldado tomou-se com grandes dores devido ao peso de sua carga. Tanto quanto a guerra durasse, ele olhava-o com a mesma categoria de um ajudante, em todas as emergências, alimentando-o cuidadosamente com feno e milho. Mas quando a guerra acabou, ele só lhe permitia palha para comer, fazendo-o levar pesadas cargas de madeira e sujeitando-o a muita servilidade, sem qualquer tratamento especial.

Porém, a guerra foi proclamada novamente e o Soldado vestiu o seu corcel com seus paramentos militares, montando-o, tendo consigo o pesado casaco de correio. O Cavalo caiu devido ao peso, não muito diferente ao fardo que levava antes, dizendo ao seu patrão: "Você deve ir agora a pé para a guerra, pois transformaste-me de Cavalo para Asno".

Moral:

"Quem despreza os amigos quando não precisa deles, não deve esperar que eles o sirvam quando preciso"..

Nenhum comentário: