sábado, 23 de janeiro de 2010

173ª - A Cotovia e sua Ninhada - O Colégio 3/5


Fide, sed cui, vide

Confia desconfiando

Bom sábado a todos e prenúncios de um ótimo fim de semana. A fábula de hoje nos ensina a decidir e tomar posição no momento certo, sem pressa. É receita do bem-viver. A prosa costumeira, continua com as peripécias dos tempos escolares. ESSES OLHOS VIRAM...


...A sineta, a capela, o salão de atos, o pátio e seus elementos lúdicos (barras paralelas e horizontais de ginástica e a quadra de areia), a biblioteca, a área coberta e a lanchonete, a secretaria, a sala de som de onde se emitiam os hinos e músicas nas solenidades. Eram todos elementos que completavam nosso universo. Recordo os pontos ganhos através de bônus e que seriam trocados por décimos a mais em alguma nota mais fraca. Estes pontos provinham de alguma missa assistida, valendo em dobro caso celebrada nas primeiras sextas-feiras do mês ou por tarefas executadas fora dos horários normais e convém lembrar que estudávamos manhã e tarde.

A cerimônia maior era ao fim de cada período escolar, com pompa e circunstância. Eram entregues medalhas aos melhores e certificados aos demais. Nunca abocanhei medalha por melhor média em alguma matéria, mas tenho várias pertinentes às freqüências. Raro o ano com uma falta. Esta eu fazia questão de ganhar, pois concorrer com os gênios protegidos, improvável qualquer chance. O piquenique anual da turma e as quermesses com finalidades arrecadadoras de fundos, eram pura diversão.


TO BE CONTINUED



173ª - A Cotovia e sua Ninhada


Uma Cotovia tinha feito o ninho na plantação de trigo, ainda verde. A ninhada estava quase crescida, quando o dono do campo, providenciando a sua colheita, disse: "Eu tenho que avisar a todos meus vizinhos para me ajudarem com minha colheita”. Uma das jovens Cotovias ouviu-o e perguntou para sua mãe para onde deveriam se locomover buscando segurança. "Ainda não há razão para se deslocar, meu filho," ela respondeu. O dono do campo veio alguns dias depois e disse: "Virei amanhã e iniciarei a colheita". Então a cotovia disse à sua ninhada: "É tempo de sair fora agora - ele já não confia nos seus amigos, mas colherá o campo sozinho".


Moral:


“A auto-ajuda é a melhor ajuda."



Nenhum comentário: