sábado, 7 de novembro de 2009

127ª - Os Cães e as Peles - Dedos mágicos 1/2


Disce pati, si vincere voles
Com tempo e perseverança, tudo se alcança

Bom sábado e bem-vindos. A fábula de hoje vale pela moral da historieta. Rápida e em dois atos conclui sua lição.

A prosa de hoje, ESSES OLHOS VIRAM, trará uma pequena lição que os iniciantes dos estudos adorarão. Em matemática, é um suplício a tal tabuada para os pequerruchos. Ensinarei em duas etapas a usar as mãos e os dedos como tábua de calcular. Vejam que divertido e olhem a alegria da petizada ao dominar a arte. Hoje ensinarei a tábuada do nove e segunda as demais, a partir do número 6. Aos petizes que cercam vocês, pura diversão.

A tabuada do nove: Coloque as duas mãos abertas em sua frente. Conforme o número que irá multiplicar o nove, baixe o dedo correspondente. Os dedos abertos antes e depois deste dedo sinalizador, farão a resposta da questão. Exemplo: 9 x 7 - Com as duas mãos abertas, baixe o dedo indicador da mão direita (será o número 7). Antes deste dedo, teremos 6 abertos e depois dele, 3 abertos, formando o algarismo do resultado 63. Experimentem com os demais números e deixem a gurizada surpreender na escola.

BOA LEITURA e até segunda...




127ª - Os cães e as Peles

Alguns cães famintos, sofrendo de fome horrível, viram algumas peles de gado que maceravam num rio. Não podendo alcançá-las concordaram em beber todo rio; mas logo caíram fora, pois viram que explodiriam de tanto beber, muito antes que alcançassem as peles.

Moral:

"Não tente impossibilidades"..



2 comentários:

Anônimo disse...

Rapaz, fiquei surpreso com a "mágica" dos dedos! Ah se apredesse isso antes... Mas tudo bem, nunca é tarde para aprender e para repassar o conhecimento, seu texto é prova viva do que escrevo.
Agora vou seguir seu exemplo e repassar para minha sobrinha Tais de 7 anos, pelo que a conheço, ela vai dizer algo do tipo: "sinistro tio!"
Um abraço meu caro!
Ps.: ainda nem li a fábula...

Dna. Mô disse...

Realmente, a partir de hoje, a Rede não é mais a mesma...
Nem a tabuada, nem as crianças...
Hoje, literalmente, matou-se a dez dedos um grande monstro que nos assustava e ainda assusta, às vezes...

"ESSES OLHOS VIRAM" está-nos abrindo os olhos, os ouvidos, os corações e mentes...

Salve grande Vede Mecum...
Não quero dizer nada, mas há algo no ar que sinaliza que Esopo está ficando num segundo plano...
Beeeeeeeijos a todos!
Obrigada Vade Mecum!!!!!