terça-feira, 24 de novembro de 2009

141ª - Os Galos de Briga e a Águia - A TVno Sul 2/2

Etiam nimia peritur laetitia
De muita alegria também se morre




Bom dia! A fábula de hoje nos mostra que nem sempre a vitória significa ganhar. E, nem sempre a derrota representa o fim, podendo postular um recomeço.
Encerrando a visita aos meados da década de 50, nossa prosa descreve hoje, ESSES OLHOS VIRAM...


... em 1956, a inauguração da TV Piratini de Porto Alegre (Diário Associados). Aqui na serra poucos lugares tinham recepção digna do nome. As interferências, os chuviscos, a perda do sinal, as ondas e instabilidades da imagem, torturaram por anos a coletividade. As antenas passaram a ser o assunto preferido das conversas. As ‘espinhas de peixe’, as duplas, as enormes torres, foram desenvolvidas à base da invencionice. Nada funcionava realmente. Tudo se resumia no sinal fraco da emissora. No início apenas os mais abastados tinham receptor e o 'televizinho' era uma instituição do bairro, ao menos por algum tempo. As vitrines das lojas ostentavam alguns aparelhos ligados à noite e os transeuntes ficavam ali estáticos a esperar a emissora entrar no ar e curtir a mesma dúzia de reclames (entre outros: Sapatos Clark, Cobertores Parahyba, Esso e Cigarros Sinimbu), por dezenas de vezes. O horário, creiam, ia das 20.00 às 23.00 (no máximo). Sábados e domingos era maior a faixa horária (das 15.00 até as 23.30). Desfilavam pelo tubo de imagem (não nesta ordem): ‘Papai Sabe Tudo’, ‘Rin-tin-tin‘, 'Lassie’, ‘Interpol’, ‘Vigilante Rodoviário’, ‘Lanceiros de Bengala’, ‘Laredo’, ‘Patrulheiros Toddy’, ‘Shirley Temple’, ‘Combate’ (aos domingos em horário nobre), ‘Zé Colméia’, ‘Dennis o Travesso (Pimentinha)’, ‘Hazel’, ‘I Love Lucy’, ‘Bonanza’, ‘Perdidos no Espaço’, ‘Ivanhoé’, ‘Abbot e Costello’. ‘Os 3 Patetas’, ‘O Gordo e o Magro’, ‘O Homem de Virgínia’, ‘O Fugitivo’, ‘Os Intocáveis’, ‘Roy Rogers’, ‘Rota 66’, ‘Robin Hood’, ‘O Último dos Moicanos’, ‘Viagem ao Fundo do Mar’, ‘Os Legionários’ e muito mais. Lembramos estes do início da televisão e detalhe, eram em preto-e-branco. Alguns comerciais eram ‘ao vivo’ e as gafes sucediam-se com regularidade. Algumas dramaturgias também ‘ao vivo’ , foram ótimas fontes de gargalhadas, tantos os erros. ‘Alô Doçura!’, toda semana tinha um episódio e os artistas vinham de São Paulo para encená-lo. O ‘vídeo - tape’ ainda não havia sido criado.
Com estes seriados de mensagens ingênuas da moral e da ética, qualquer emissora hoje, alcançaria ótimos índices de audiência tal é a carência por simples diversão.
Não caberia no blog discutir a massa de mau entretenimento que esta mídia vem jogando sobre a população, nos dias atuais.
Tal pioneirismo, ESSES OLHOS VIRAM.


141ª - Os Galos de Briga e a Águia

Dois Galos viviam lutando para definir o domínio no quintal. Por fim, um pôs o outro para voar. O Galo derrotado se escondeu quieto num canto fora do terreiro. O Galo vitorioso voando até um alto muro, agitando suas asas e gritava com alegria exultante, com todo seu vigor. Uma Águia que planava pelo ar se lançou sobre ele e o levou nas suas garras. O Galo derrotado saiu imediatamente do seu canto e reinou dali em diante, em qualquer disputa de domínio.

Moral:

"O Orgulho antecipa a destruição".


Nenhum comentário: