segunda-feira, 9 de novembro de 2009

128ª - Os Golfinhos, as Baleias e a Sardinha - Dedos mágicos 2/2

Oculum pro oculo, et dentem pro dente
Olho por olho, dente por dente

Bom início de semana a todos! A fábula de hoje, a primeira que trata o assunto com seres marinhos. Estranho não é mesmo? Seria uma adaptação? Não traz uma moral específica, deixando ao leitor as conclusões. BOA LEITURA!

Como prometi, passarei o segredo de calcular tabuadas com as mãos, para os números acima de 6. Até o algarismo 5, suponho que a petizada consiga memorizar sem problemas.

Vamos ao ábaco manual. Coloque as duas mãos abertas à sua frente. Cada uma será um dos números da multiplicação. São cinco dedos abertos em cada uma delas. Vá fechando os dedos até alcançar a quantia desejada acima do cinco e que seja o desejado, ou seja, se for 7, feche dois dedos; se 8, tres; se 9, quatro e se 6, feche apenas um. Faça com as duas mãos esta composição. Exemplo: 7 x 8 - teremos na mão esquerda dois dedos fechados e na mão direita, tres dedos fechados. Agora o cálculo super simples. Some os dedos fechados e eles serão as dezenas a serem acrescidas com resultado da multiplicação entre os dedos abertos do caso. Vejamos: no exemplo: 2+3 = 5 dedos fechados = 5x10= 50 ; dedos abertos 3 e 2 = 3x2 = 6 - Somando, 50 + 6 = 56 a resposta para 7 x 8 -
Outro exemplo 9x9 - 8 dedos fechados (4 em cada mão) Teremos 8 dezenas = 80; acresça-se a multiplicação entre os dedos abertos de cada mão: 1 x1 = 1 - Resultado final 80 + 1 = 81

Legal! Brinque até aprender e repasse... a gurizada vai vibrar. Amanhã eu conto qual é o problema da matemática ok ...?



128ª - Os Golfinhos, as Baleias e a Sardinha

Os golfinhos e as Baleias estavam em guerra com entre si e a Sardinha se escalou para separá-los e mediar o embate. Mas um dos Golfinhos exclamou: "Nós preferiríamos perecer na batalha a haver alguma reconciliação por seu intermédio".

Nenhum comentário: