quarta-feira, 4 de novembro de 2009

124ª - O Cão e o Banquete


Gaudii comes maeror
Depois da doçura vem a amargura

Bom dia amigos. A fábula de hoje toca no aspecto das liberdades indevidas. Se mesmo convidados, devemos saber nosso lugar. É uma lição de ética importante e esquecida na maioria das vezes. Por falar em 'nosso lugar', aproveito para um a lembrança de um pensamento dito no documentário 'Cosmos' de Carl Sagan e vem a calhar no blog de hoje. Dizia nosso astrônomo que a espécie humana é uma criação evolutiva do Cosmos, existente para apreciar a própria dimensão do Cosmos. Eu concluo: apenas apreciar, pois entender está acima de nossa capacidade. Recomendo a todos uma re-visita a este maravilhoso documentário.

Hoje li que sábado passado, 31/10. aos 100 anos, deixou-nos Claude Lèvy-Strauss, antropólogo francês.Ele dizia aos 91 anos, quando recebeu um premio internacional na Espanha: "Respeitem o mundo. Tudo começou sem o ser humano e terminará sem ele!". Belíssimo pensamento.


124ª - O cão e o banquete

Um Cavalheiro, tendo preparado um grande banquete, convidou um amigo para a ceia. O seu cachorro, conhecendo outro cão, amigo de caçada disse, “Venha meu bom companheiro e ceie conosco hoje à noite”.
O Cachorro deleitou-se com o convite e como estava atento, viu os preparativos para o banquete, tendo dito a si mesmo: ”Realmente isto é uma tarefa importante, na verdade, pura sorte. “Eu me divertirei e cuidarei bem em me deitar num amplo almofadão esta noite, porque eu posso não ter nada para comer amanhã”. Como ele disse isto a si próprio, abanou o seu rabo e deu uma olhada astuta ao seu amigo cão que havia lhe convidado. Mas o seu rabo abanando para lá e para cá foi pego pelo olho do cozinheiro que vendo um estranho na cozinha, o agarrou pelas pernas, atirando-o pela janela para a rua. Quando caiu no chão,provocou tal ganido que os cachorros da vizinhança correram até ele e lhe perguntaram como havia sido a sua ceia. "Em verdade," disse ele, com um sorriso arrependido, "eu pouco sei, porque bebemos tanto que eu nem mesmo posso dizer que modo fui embora ".

Moral:

“Aqueles que entram pelos degraus da escada dos fundos, não devem reclamar se são jogados fora pela janela.”

Nenhum comentário: