sábado, 15 de agosto de 2009

LV - O Corvo e a Jarra

Disce pati, si vincere voles
Com tempo e perseverança, tudo se alcança

Bom sábado a todos e boas-vindas ao seguidor Venerando Fº.

A artimanha¹ - enganar a água e fazê-la subir - é uma arte, aquela de pouco a pouco, buscar um resultado final. Divertida fábula que nos ensina como alcançar a saciedade² - O termo seixos ³, é extremamente literário e merece uma explicaçãozinha ao fim desta introdução. Boa leitura e até segunda.


¹procedimento para levar alguém ao engano; estratagema, ardil, artifício
²estado de uma pessoa completamente saciada; satisfação completa
³ragmento de rocha de diâmetro variável, transportado pela água, que lhe arredonda as arestas; brugalhau, calhau, cascalho - pedra tosca de pequena dimensão us. no empedramento de certas obras - pedra miúda e redonda utilizada na ornamentação de jardins, vasos de planta, caminhos etc.


LV - O Corvo e a Jarra


Um Corvo quase morto de sede descobriu uma Jarra que havia estado cheia de água; mas quando pôs seu bico na boca da Jarra, percebeu que ela estava rachada e havia muito pouca água, e não poderia alcançar o precioso líquido. Ele tentou e se esforçou, mas finalmente rendeu-se em desespero. Então um pensamento ocorreu-lhe e levou um seixo e jogou-o na Jarra. Repetiu várias e várias vezes a operação, sempre jogando os seixos dentro da Jarra. Finalmente ele viu a água subir e ficar ao seu alcance e lançando mais alguns seixos buscou matar sua sede e poupar a sua vida.


"Pouco a pouco faz-se a artimanha".



Um comentário:

Venerando Filho disse...

Parabéns, amigo, pela lembrança que me trouxe das fábulas que conheci quando criança.
Confesso que, vez por outra, dependendo dos tristes acontecimentos com que somos obrigados a conviver nos últimos tempos, recorro a elas - "transformando-as" em fábulas modernas - para despertar corações e almas dos companheiros de final de jornada.
Alguns até apreendem o sentido das histórias; outros, não.
Um dia vai melhorar, se Deus quiser.
Abraços do
Venerando Fº