sábado, 22 de agosto de 2009

LXI - Hércules e o Carroceiro - 'Bombonière'

Labor improbus omnia vincit
O trabalho tudo vence


Olá amigos! Bom sábado a todos.Antes de tudo nossas boas-vindas ao Maikai.


O que estes olhos viram! O interior de um balcão de bombonière, iluminado por lâmpadas fosforecentes, num bar-café de meus avós maternos, o LUNA PARK, em Garibaldi RS. O calor das luzes, incitavam os odores. As latas multicoloridas de biscoitos importados, os chocolates suiços, as caixas de madeira com charutos de CUBA, as garrafas de RON MONTILLA e os piratas em seus rótulos, o doce aroma dos licores de menta, cacau, amaretto, as cigarrilhas... Era uma viagem... inebriante².

À noite minha Vó religiosamente dava-me um bombom licoroso. Se há paraíso, este o foi com certeza...Daí vem o meu faro para a gastronomia, pois na outra Vó, a paterna, as especialidades eram os pratos salgados, as folhas de sálvia dentro dos bifes enrolados, as batatas douradas como em banho de ouro, as sopas substanciosas e um humor nem sempre amável...enfim, lidar com estas situações, é escola da vida. O vice-versa era com os avôs, onde o materno nem permitia que se falasse à mesa durante as refeições e o paterno era uma manteiga derretida aos meus desejos. Feito este tributo, seguimos...


Cada vez que traduzo uma das fábulas de Esopo, de um livro inglês de 18.., minha semiótica¹ vai se apurando mais. Hoje pela vez primeira, consegui enxergar na tarefa e na labuta do carroceiro, a carga de nossas profissões. Quantas vezes atiramos o chicote ao chão e clamamos aos deuses? E na moral,da historieta de 6 séculos antes de Cristo, a mais pura verdade. ATÉ SEGUNDA...


¹s.f. cl.méd m.q. semiologia 2 (sXX) semio para Charles S. Peirce (1839-1914), teoria geral das representações, que leva em conta os signos sob todas as formas e manifestações que assumem (lingüísticas ou não), enfatizando esp. a propriedade de convertibilidade recíproca entre os sistemas significantes que integram - (sXX) semio estudo dos fenômenos culturais considerados como sistemas de significação, tenham ou não a natureza de sistemas de comunicação.


²adj.2g - que embriaga, entontece; embriagador - fig. que provoca enleio, êxtase. et


LXI - Hércules e o Carroceiro


Certa vez um Carroceiro estava levando uma carga pesada ao longo de um caminho enlameado. Finalmente ele chegou a uma parte da estrada onde as rodas afundaram no lodo até a metade e o quanto mais os cavalos puxavam, mais afundavam as rodas. Assim o Carroceiro jogou ao chão o seu chicote e se ajoelhou e rezando ao poderoso Hércules. "O Hércules, ajude-me nesta minha hora de angústia," implorou. Mas Hércules apareceu a ele e disse:

"Vamos homem! Nada de preguiça. Levante-se e ponha seu ombro à roda”.

"Os deuses ajudam os que se ajudam."

Nenhum comentário: