segunda-feira, 10 de agosto de 2009

L - Os dois Companheiros e o Urso

Amicus verus, rara avis.
Amigos, poucos e bons.

Bom dia pessoal. Votos de uma semana mais sequinha após tanta chuva. Hoje a 50ª fábula, para mim um marco. Faltam poucas para se concluir o projeto e fico muito satisfeito pela acolhida.

Esta fábula toca em algo muito poderoso - as verdadeiras amizades - e que tantas influências têm sobre nossas vidas.
O axioma¹ latino traduzido literalmente diz: AMIGOS VERDADEIROS, AVE RARA ². Tentemos justificcar nossas posturas de amizades com este valor real. Boa leitura e até amanhã.

¹ /cs ou ss/ s.m. fil premissa considerada necessariamente evidente e verdadeira, fundamento de uma demonstração, porém ela mesma indemonstrável, originada, segundo a tradição racionalista, de princípios inatos da consciência.
² Locução substantiva - pessoa ou coisa rara, difícil de encontrar; pessoa que raramente aparece ou dá sinal de vida
indivíduo dotado de qualidades excepcionais, ou de aptidões inusitadas etc.

L - Os Dois Companheiros e o Urso

Dois Companheiros estavam viajando juntos por uma trilha na floresta, quando um Urso atacou-os. Um dos caminhantes correu, antecipando-se à fera, agarrando um pedaço de galho de árvore e se escondeu entre as folhas. O outro, não vendo nenhuma forma de ajuda, se jogou ao chão, com seu rosto na poeira. O Urso, chegando até ele, colocou o seu focinho perto da orelha cheirou. Finalmente com um resmungo ele balançou a sua cabeça e se afastou, porque os ursos não tocam em carne morta. Então o companheiro escondido no galho de árvore saiu e foi até o seu camarada e rindo encabulado, perguntou: “O que foi que Mestre Urso sussurrou em teu ouvido?",

“Ele me falou,” disse o outro,

“Nunca confies num amigo que por um beliscão o abandona".

Um comentário:

Dna. MÔ disse...

Quando se fala em AMIZADE é fundamental trazer um conterrâneo e contemporâneo de Esopo: o filósofo Epicuro, em cuja escola, que se chamava Jardim, e que ficava no jardim da sua bela e elegante casa, deu vida a uma sociedade genial, em que dominava o vínculo da amizade!

E são de Epicuro os pensamentos de que "a faculdade de granjear amizades é, de longe, a mais eminente entre todas aquelas que contribuem para a sabedoria da felicidade".

Nesse mesmo sentido, ele afirmava que "das coisas que a sabedoria proporciona para tornar a vida inteiramente feliz, a maior de todas é uma amizade".
Para Epicuro, "a amizade e a lealdade residem numa identidade de almas raramente encontradas"...

Mmas nem tudo são flores perfumadas nessa linha epicurista!
Tal qual na fábula de hoje, o grande estudioso da amizade também alertava que "toda a amizade, por mais desejável que seja, por si mesma é, no final das contas,, construída sobre o proveito próprio"!

Durma-se com um barulho desses!!!!
Obrigada Vade Mecum!
Beijos a todos!