sábado, 25 de julho de 2009

XXXVII - A Árvore e o Vime

Qua e supra nos, nihil ad nos.
O que está acima de nós não nos toca.


Bom dia !!! Hoje somos sobre-'viventes' de mais uma noite lancinante de frialdades...
Hoje a fábula abordará o choque entre o orgulho vão e insano (empáfia) e a inteligência emocional (poder de ceder). Enfrentamos este duelo vezes incontáveis em nossa vida e tanto mais aprazível ela será, quanto mais a segunda opção prevalecer. O fim da fábula nos mostra o que acontece... BOM FIM-DE-SEMANA A TODOS. Até segunda...

XXXVII - A Árvore e o Vime

“Bem, meu pequeno,” disse uma Árvore a um \vime que estava crescendo a lado do seu tronco, “... por que você não finca seu pé profundamente no solo e erga sua copa atrevidamente no ar, como faço eu?”.

"Eu estou contente com minha parte," disse o Vime;” Posso não ser tão importante, mas penso estar bem mais seguro assim”.

"Seguro!?" zombou a Árvore. "Quem me arrancará pelas raízes ou dobrará minha copa até o chão?". Mas logo se arrependeu de sua jactância¹, pois um furacão surgiu arrancando-a de suas raízes, lançando como um tronco inútil ao chão, enquanto o pequeno Vime se submetia à força do vento, para logo estar de pé novamente quando a tempestade se acabou.

Moral:

"Obscuridade traz muitas vezes a segurança".

¹ s.f. atitude de alguém que se manifesta com arrogância e tem alta opinião de si mesmo; vaidade, orgulho, arrogância

Nenhum comentário: