quinta-feira, 2 de julho de 2009

XVIII - O Homem Calvo e a Mosca

Mens, ratio et consilium in senibus est.
Se queres um bom conselho, pede ao homem velho.

Olá companheiros de jornada. Depois de um cafezinho preto, extra-forte e recém feito, qual é a alma que não se anima? UM GOLE PRÁ TIA SANTINA... O aroma ainda flutua pela casa, agarrando-se às paredes e subindo as escadas. Gente... "chose du fou"...
Vamos à fábula de hoje, mas antes quero partilhar com vocês meu achado... "A Ilha do Tesouro", no original, clássico de Robert Louis Stevenson, cujo enredo, me recordo como quando o li pela primeira vêz. Genial contador de história este autor... aliás dele também é Dr.Jekyl...
Vamos ao Esopo.

XVIII - O Homem Calvo e a Mosca


Havia um Homem Calvo que estava sentado descansando após o trabalho, num dia quente de verão. Uma Mosca surgiu e se manteve zunindo sobre sua cabeça calva, picando-o de vez em quando. O Homem espantava o pequeno inimigo com tapas, mas as palmas iam diretas a sua cabeça; e continuamente assim, a Mosca o atormentava sem parar, mas ele, sabiamente refletiu: “Quando eu acertar apenas um tapa, você pagará pelas incomodações antigas e recentes...”.


Moral:

“Se tomarmos conhecimento de inimigos desprezíveis, só haverá prejuízos".


2 comentários:

Anônimo disse...

Sobre pedir conselhos a quem é vivido, dizem alguns... que o mal não é mau pela maldade, mas sim, por ser velho.

Será?????

M disse...

Joni, Joni, Joni...

Certamente a cara Tia Santina agradeceu a tua bela homenagem.

E quem subiu pelas paredes com o cheirinho do teu café fui eu.

São excelentes os cafés saboreados em boa companhia nessa bela e aconchegante casa.


O que me chama a atenção na fábula de hoje é o fato de que não há animas que falam e têm atitudes e comportamentos humanos...

Hoje, Esopo nos traz o homem com ele mesmo, buscando autocontrole e sabedoria para agir no momento e lugar certos.

Esta é a verdadeira questão, no meu ver, trazida hoje: quando agir, como fazer, o que esperar...

Salve o grande tradutor que nos coloca as idéias de Esopo em tão perfeita tradução...

Salve Vade
Viva Mecum!!!!
P.S. Como só agora consegui entrar nesse patamar, surgirão comentários atrasados em postagens mais antigas. Pode ser???

Beijos a todos!