segunda-feira, 20 de julho de 2009

XXXII - O Cavalo, o Caçador e o Veado


Homo proponit, sed Deus disponit.
O homem põe e Deus dispõe.

Bem-vindos! Votos de uma ótima nova semana. A fábula de hoje é de profunda reflexão. O Cavalo (nós mesmos) busca ajuda do Caçador (normas comportamentais) para vencer o Veado (vicissitudes* da vida). Qual o custo deste acordo? Não seria melhor pacificarmos os embates e em harmonia, vivermos mais livres? Belo questionamento, não é mesmo? BOM DIVERTIMENTO. Até amanhã


*s.f 1 sucessão de mudanças ou de alternâncias 2 seqüência de coisas que se sucedem 2.1 variação decorrente de tais mudanças


XXXII - O Cavalo, o Caçador e o Veado.


Havia surgido uma séria rixa entre o Cavalo e o Veado, assim o Cavalo foi até ao Caçador pedir sua ajuda para vencê-lo. O Caçador concordou, mas disse: “Se você desejar derrotar o Veado, deve me permitir colocar este pedaço de ferro entre tuas mandíbulas, de forma que eu possa te guiar com estas rédeas e me permita colocar esta sela em tuas costas de modo que eu possa me manter firme em ti, para seguirmos depois o nosso inimigo". O Cavalo aceitou as condições e o Caçador logo pôs a sela e o bridou**. Então, com a ajuda do Caçador o Cavalo logo venceu o Veado, dizendo ao Caçador: "Agora, desça e remova essas coisas de minha boca e das costas".

"Não tão rápido amigo," disse o Caçador. "Eu o tenho sob comando agora, debaixo de minhas esporas e prefiro mantê-lo assim no momento”.


Moral:

"Se permitires aos homens o uso para seu próprio propósito, eles os usarão para os deles".ou, numa interpretação nossa: "Se usares a norma para teu propósito, ela te manietará***".


**v. 1 t.d. pôr brida ou freio em; embridar, enfrear 2 t.d. p.metf. restringir, coibir, refrear

***1 t.d.bit. amarrar as mãos de (alguém) [em] 2 t.d. tolher os movimentos de; deter, imobilizar, prender

Nenhum comentário: