quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Mestieri: sarto - 4


Nossa saudação para nossa mais nova seguidora Elenita. Seja bemvinda.

Prosseguimos!

Pelas avenidas e ruas por onde caminhavam avô e neto, a história se fazia presente. O tempo recuava ao som das palavras do ancião, recordando fatos ou pessoas.





Frisava o enorme desenvolvimento já em 1884, quando a Colônia de Conde D’Eu toma o conceito de ‘Freguesia’, desmembrando-se de Estrela e dois anos após, 1886 - em 1º de setembro – foi erigida a primeira capela.

Em 1896 chegavam da França os capuchinhos para fundar a escola seráfica, formadora dos primeiros frades brasileiros.

1898 - Em 23 de dezembro, as Irmãs da Congregação São José de Mouthier - França sedimentam a presença educacional e cultural do município, com a sua primeira missão em solo brasileiro.

1900 – 31 de outubro –, Garibaldi toma o título de município. O mais antigo pólo da colonização italiana da província. Sua história tem o contorno do heroísmo, tal o guerreiro dos dois mundos mitificou entre nós – Giuseppe Garibaldi.

1904 - Os Irmãos Maristas fundam a Escola Santo Antonio.

A cidade de Garibaldi estava sendo moldada, atraindo incontáveis jovens estudantes de outras paragens, engrossondo as fileiras intelectuais da região.

1918 - A estação férrea foi inaugurada. No ano seguinte o ramal foi estendido até Bento Gonçalves. Em 1920, passou para o Governo Estadual, formando-se a Viação Férrea do Rio Grande do Sul. Na cidade foram construídas as oficinas gerais de toda a província, para manutenção e conserto das locomotivas e vagões.

O neto absorve as palavras do avô como lição, apesar de não ter ainda cinco anos.

To be continued


Nenhum comentário: