sexta-feira, 26 de março de 2010

222ª - O Asno Selvagem e o Leão

Omnia bona sunt, clausula quando bona est
Bem está o que bem acaba




Bom dia amigos! A fábula de hoje, é recorrente com seus personagens, mensagem moral e sentido ético. Certamente fruto da historieta original, contada lá no início deste blog. Preservando a integridade da obra, também foi traduzida e fará parte deste conjunto. Até mais...


222ª - O Asno Selvagem e o Leão

Um Asno Selvagem e um Leão fizeram uma aliança onde poderiam capturar as feras da floresta com a maior facilidade. O Leão concordou em ajudar o Asno Selvagem com sua força, enquanto o Asno Selvagem garantiria para o Leão o benefício de sua maior velocidade. Quando eles já tinham apanhado tantos animais quantos suas necessidades requeriam, o Leão empreendeu a distribuição das vítimas e com este propósito, dividiu tudo em três partes. "Eu levarei a primeira parte," disse ele, "... porque eu sou o rei: a segunda parte me pertence, como seu sócio na perseguição: e a terceira parte (me acredite) será uma fonte de grande mal para você, a menos que a resigne de boa vontade para mim e fuja tão rápido quanto possa".


Moral:

"A força gera o direito.".

Nenhum comentário: