sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

183ª - O Rato Tolo e o Rato Presunçoso - Arroz Carreteiro

Id quod adest bonum consulendum
Aceite as coisas, conforme elas vêm

Bem-vindos! A fábula de hoje, tipicamente de Esopo, nos ensina como não confiar, jamais, nos presunçosos, pois deles é a marca do 'tudo sei e tudo faço'. Observar com atenção este procedimento e evitar seus aconselhamentos, demonstra sapiência.


Hoje, a prosa ESSES OLHOS VIRAM... mergulha na gastronomia, viajando aos pagos gaúchos, onde certa vez, experimentei um nobre 'arroz de carreteiro', à moda Tropeiro. Anotei a receita e já a fiz várias vezes, sempre arrancando elogios dos comensais. Para quem aprecia, um deleite. Claro que as quantidades dos ingredientes são proporcionais, facilitando as medições conforme o número de convidados. O charque pode ser substituido pela 'carne de sol' aí no nordeste brasileiro. Reparem que o arroz fica de molho frio por 4 horas e é escorrido antes ser colocado na panela. Bom proveito amigos e amigas...

INGREDIENTES PARA 10 PESSOAS:
2,5 kg de charque*** (carne seca) de primeira. com gordura;
0,5 kg de linguiça pura e maturada (opcional);
0,8 kg de arroz amarelão;
2,5 Cebolas grandes;
5 dentes de alho;
100 gr de toucinho ou bacon;
Sal e pimenta

MODO DE FAZER:
Desalgue o charque já cortado em pequenos cubos, sem fervê-lo, colocando-o numa vazilha com água, devendo ser trocada a cada duas horas; (+- 12 horas).

Coloque o arroz de molho em bastante água, sem lavá-lo, por 4 horas;

Corte a linguiça em rodelas, frite-as e reserve sem o excesso de gordura;
De preferência numa panela de ferro ou outra de parede grossa, derreta o toucinho (bacon), e doure o alho e a cebola. Após, coloque o charque, a linguiça já frita (opcional) e a pimenta a gosto, acrescentando +- 0,5 litro de água. Deixe cozinhar no mínimo por 30 minutos, colocando em seguida o arroz escorrido do molho. Verifique o sal e a água, completando-os se necessário.Tampe a panela e fogo baixo. Ocasionalmente mexa o cozido até ficar úmido e macio. Sirva em seguida.

DICAS:

O charque mais macerado acentua o paladar e torna o arroz de carreteiro mais original;

Coloque o tempero verde num recipiente para que cada um se sirva a gosto;

Não ferva o charque para tirar o sal, mantendo desta forma o gosto mais autentico;
Regule o sal somente ao final, pois com a fervura do charque o sal pode se acentuar;

Sirva o arroz de carreteiro assim que ficar pronto, ainda quente, e bom apetite;
O arroz deve corresponder a 1/3 do peso do charque;

Para cada quilo de charque, coloque uma cebola grande e dois dentes de alho;
O arroz leva de 10 a 20 minutos para cozinhar, dependendo do fogo;

Quanto mais tempo cozinhar o charque, mais macio fica;

Verifique a quantidade de fogo, pois dependendo da panela poderá queimar o arroz.



183ª - O Rato Tolo e o Rato Presunçoso

Um Rato morava num silo que se tornou também, depois de um tempo, o abrigo freqüente de um gato. O rato estava com grande medo e não sabia mais o que fazer. No seu dilema, lembrou-se de um rato que morava não longe e que havia dito em seu ouvido, uma centena de vezes, não ter qualquer medo de gato. Ele planejou visitar o rato tão corajoso e lhe pedir que afugentasse o gato.

Achando o rato na sua toca, contou-lhe sua história, pedindo sua ajuda. "Bah!" disse o rato, "Você deve ser corajoso como eu; trate todos seus assuntos e não preste atenção no gato. Eu logo te seguirei e o afugentarei".

Ele pensou, “Agora tenho que fazer algo para que minha presunção fique bem". Assim, ele convocou todos os ratos do bairro, resolvido a amedrontar o gato através do grande número de ratos. Mas quando todos eles foram ao silo, viram que o gato já tinha pegado o rato tolo e num único resmungo, voltaram todos às suas tocas.

Moral:

"Não confie num presunçoso!".

Nenhum comentário: