terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Paradoxal - Feliz Natal


É um minúsculo planeta azul. Gira em torno de uma minúscula estrela amarela, igual a bilhões delas em sua galáxia e esta, igual a bilhões de outras no firmamento.

Neste planeta há uma espécie de raça, a mais paradoxal existente. A cada circunscrição do planeta na estrela amarela, ocorrente a cada 365 rotações sobre si mesmo, alguns desta raça resolvem comemorar a data de um passado nascimento. Louvado na pobreza, no despojo e na singeleza, o recém nascido é sempre lembrado com nababescos banquetes e faustosos presentes.


Aproveitando-se a viagem de Magos do Oriente, chamados Belquior, Baltazar e Gaspar, aplicaram um, -cada vez mais agressivo- programa de marketing. De um pote com ‘incenso’, de um pedaço de ‘mirra’ e de uma ‘pepita de ouro’, atualmente movimenta-se o comércio do planeta inteiro nesta data. E o quarto poder, - a imprensa, que vive disto-, catalisador das massas, está ali para gravar o último comprador, do último minuto, da última hora útil, do último dia e da última loja. Todos saem às ruas para ganhar estes dez segundos de fama, torcendo por ser o entrevistado.

Nesta época, quem lucrou exageradamente no período passado, sai doando alguns trocados aos miseráveis e sempre com a mídia seguindo-o. Os que mataram, assassinaram e transgrediram, sorriem e pedem perdão, pois nada como começar tudo de novo com o caderno passado a limpo.


Os vendilhões do templo, ornamentados como xamãs, tal como quando vão lavar alguns pés limpos e polidos, entregam-se a rituais noturnos achando que enganam o ‘dolce far niente’.


Os ares se enchem com votos impossíveis: paz onde há conflitos, saúde onde há doença mórbida e riquezas onde há a misérias, Paradoxal!

O melhor seria crer que cada um possa ter o que mais lhe falta, por méritos próprios. Seria mais saborosa a conquista. Cair do céu, por um simples desejo, nem cometa ou asteróide. Este é meu desejo a todos: muita força e coragem!



4 comentários:

Negrinha disse...

Pelo menos o natal nos lembra que essa terra já conheceu alguém evoluído o suficiente para acreditar no amor. E ele nos deu a lição: não faça aos outros o que não gostaria que fizessem contigo. Se as pessoas levassem isso em conta, o mundo não ia ser tão árido.... Jesus era um cara muito massa!!
Por aqui muitos helados de dulce de leche. Vai um alfajor?
Beeeeeeijos paizinho tô com saudades de ti. Beeeeeijos!!

vade mecum disse...

Dá-me dos alfajores!!!!!
Abração a todos aí no URUGUAY, bom passeio e ótima diversão. Cuidem-se e até a volta. Abraços para a Dna. Betinha,ao seu Duílio e à Renata. Especial ao Gui, de todos nós.

Dna Mô disse...

Salve Vade!!!

Poucas vozes conseguem se sobressair nessa avalanche neurastênica que nos é imposta como "festas natalinas"!!

E - àqueles que ainda conseguem resguardar alguma lucidez - cabe revigorar o verdadeiro sentimento natalino : o de aproximação, convívio, aceitação e da honrada busca da harmonia.

A esses poucis cabe ir trocando - gradativamente - a roupagem desse rito, cuja importância soberba está em assinalar os ciclos da nossa vida... da nossa evolução...

Obrigada Vede por nos alertar e nos mostrar a cara lavada e limpa da coragem e da sensatez!

Que as festas sejam boas, por trazerem bons encontros e reencontros!!!!!!

Muitos beijos a todos!

Dna Mô disse...

Em tempo:

A pintura da "Visita dos Reis Magos" está lindíssima.

Quem é o autor?


Mais beijos a todos!