quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

154ª - O Mosquito e o Touro - 'Tertuliano'

Nemo dat quod non habet
Ninguém perde o que não tem

Bom dia amigos! A fábula de hoje é sobre a presunção. Quantas vezes nos arvoramos em importâncias menores? Ligar o 'desconfiômetro' é uma ótima opção. E por falar em empáfia, vamos à prosa de hoje, onde ESSES OLHOS VIRAM...

...... e esses ouvidos ouviram centenas de vezes o soneto que transcrevo abaixo e hoje, merecedor de absorção absoluta, tamanha a verdade imbuída nele. Era declamado em tom dramático, quando a situação ameaçava virar arruaça dentro de casa. Suas palavras, então desconhecidas do vocabulário corrente, continham os ânimos exaltados, pois a entoação trágica dos últimos versos, possuia o dom de transformar todos beligerantes em ‘Tertulianos’, - cujas ‘mortes não fariam falta’-. Cada vez, os mais velhos iam até o dicionário, descobrir o significado das ‘pérolas vocabulares’. Apesar do nome deste soneto nº. 9, ele é bem atual. Indico o aprendizado, vale a pena!

VELHA ANEDOTA

Tertuliano, frívolo peralta,
Que foi um paspalhão desde fedelho,
Tipo incapaz de ouvir um bom conselho,
Tipo que, morto, não faria falta;

Lá um dia deixou de andar à malta,
E, indo à casa do pai, honrado velho,
A sós na sala, diante de um espelho,
À própria imagem disse em voz bem alta:

- Tertuliano, és um rapaz formoso!
És simpático, és rico, és talentoso!
Que mais no mundo se te faz preciso? -

Penetrando na sala, o pai sisudo,
Que por trás da cortina ouvira tudo,
Severamente respondeu: - Juízo! -

foto:Artur Azevedo – Soneto nº.9 publicado em 1876.

TO BE CONTINUED

154ª - O Mosquito e o Touro

Um Mosquito que estava zumbindo ao redor da cabeça de um Touro, finalmente assentou-se num dos chifres, implorando o seu perdão por incomodá-lo; "mas se,” disse ele, "meu peso e todas as inconveniências causadas a você, rogo que me diga assim eu irei embora num instante". "Oh, nunca se aborreça com isso," disse o Touro, "para todos os efeitos por mim, se você vai ou fica não importa; e para dizer a verdade, nem sei se você estava ali”.

Moral:

"Quanto menor a mente, maior a vaidade".



Nenhum comentário: