quinta-feira, 18 de junho de 2009

VI - O Homem e a Serpente


Vivere tota vita discendum est
Viver é aprender

Nosso cordial cumprimento a todos. Hoje aprenderemos com o camponês e a serpente que o sofrimento da vida nos ensina. Esopo clarifica bem a dor da perda de algo e como isso implica em nosso comportamento. Boa leitura.

VI - O Homem e a Serpente

O filho de um Camponês, por de acidente, pisou no rabo de uma Serpente que se virou e o mordeu de forma que ele morreu. O pai, com raiva, adquiriu um machado e procurando a Serpente, cortou-lhe parte do rabo. Assim sendo, a Serpente em vingança passou a picar várias cabeças de gado do Camponês, causando-lhe perdas severas. "Bem...," o Camponês pensou “... melhor fazer as pazes com a Serpente" e trazendo-lhe comida e mel na abertura da sua toca, disse-lhe: "Esqueçamos e perdoemo-nos; talvez você tivesse razão em castigar meu filho, e levada à vingança em meu gado, mas seguramente também eu tinha razão em tentar a vingança; agora que ambos estamos satisfeitos, por que não deveríamos ser novamente amigos?”.

“““ Não, não,” disse-lhe a Serpente; “... tome seus presentes de volta; você nunca poderá esquecer da morte de seu filho, nem eu a perda de meu rabo”.

Moral:

“Podem ser perdoados os danos, mas nunca esquecidos.”


Um comentário:

Maysa disse...

Olá!
Procurando um conto russo:" O camponês e a serpente" encontrei este blog. interessante, bem cuidado e diferente. Amo histórias, as fábulas que aprendi em criança. com certeza voltarei .
Já me inclui entre as seguidoras.
Agora faço um convite apareçam no meu Ninho* que tb é feito de tempestade, como a vida.
Abcs
Maysa

*
http://oninhoeatempestade.blogspot.com