sexta-feira, 5 de junho de 2009

I - O Galo e a Pérola - *em áudio


INÍCIO:
Porque VADE MECUM ?

Literalmente, VENHA COMIGO...
Serão algumas viagens ao passado, alguns passeios por bibliotecas vetustas e algumas reminiscências comuns a todos. Este título, devo-o ao Matheus, pois despertou-lhe a curiosidade em definir a expressão. Ora como conteúdo completo de uma ciência, ora como expressão de Esopo em suas fábulas (alguém as lembra?), despertou-me o interesse em aqui expressar bons fluidos.
Periodicamente, publicarei uma fábula de Esopo, em tradução minha, regada com saudosismos, mas íntegras gramaticalmente. São resultados de minhas visitas às bibliotecas e onde encontrei-as novamente. Nas séries ginasiais (alguém lembra?), tive aulas de latim e lá, decorávamos estas fábulas fabulosas. Bons proveitos. . . A primeira delas segue hoje e ei-la:


I -O galo e a pérola


Um galo estava certa vez esgravatando para cima e para baixo no quintal da fazenda, entre as galinhas, quando subitamente viu algo brilhando entre as palhas. “Cocóricóoo" cacarejou, - "Ahhhhhh! Isto é para mim" e então ele trouxe o objeto debaixo dos gravetos, para fora. O que ali se mostrou, foi uma pérola, que por algum motivo. havia se perdido no quintal -" Uma Pérola! Você pode ser um tesouro,” disse o Mestre Galo, -”...mas para os homens que lhe valorizam. Para mim, preferiria antes - e seria o bastante - ter um único grão de cevada, do que bicar pérolas".


Moral da história:


“As coisas preciosas são para àqueles que podem valorizá-las.”


OUÇA A FÁBULA:



Um comentário:

Anônimo disse...

Joni, Joni, Joni!!!
Ave César!!!
Vida longa ao rei Arthur!!!
God save the Queen!!!
Aleluia!!!
Hosana nas Alturas!!!
Saravá meu Pai!!
Nemasté!!!
Hare Hare!!!
Pr esta eu nao esperava hoje!!
Joni, quem duvida do teu poder de realização???
Nossa, tá muuuuito legal a história do galo e da pérola!!!