terça-feira, 23 de junho de 2009

X - O Asno e o Cão de estimação


Asinus ad lyram.
O asno não toca lira

Oi pessoal! A fábula de hoje, a décima, retrata algumas situações onde, com o 'desconfiômetro" desligado, assumimos papéis de inconvenientes. Não ser o que se não o é, lição de vida.

Dias destes, cheguei com minha nave na estação 62. Como tem sido a cada ano, terei 365 dias para conhecê-la, pois como nas estações precedentes, este recanto da vida tem muito a oferecer. Foi assim nas estações 10, 15, 20, 25, 50 ou 60. Todos partimos de lugares independentes, ora de 1947, ou 1948, ou 1950, ou 1954, ou 1980, ou de 1982 e o roteiro é igual. Minha alegria tem sido também, encontrar nas estações ditas, quase sempre a mesma esquadrilha, a me saudar e desejar boa estadia. Aqui, manifesto de público, meu agradecimento e desejoso de encontrá-los na estação 63.

X - O Asno e o Cão de estimação

Um fazendeiro foi certo dia aos estábulos cuidar de seus animais de carga: entre eles estava o Asno, o seu favorito, o qual, sempre fora bem alimentado, pois freqüentemente levava-o em seus trabalhos. Aquela vez, com o fazendeiro, fora o seu cãozinho que dançava aos pulos em seu redor, lambendo-lhe a mão, tão feliz quanto poderia ser. O fazendeiro tomou de seu bolso, um petisco e deu um pedacinho ao cão, sentando-se, enquanto dava as ordens aos seus criados. O cãozinho pulou ao colo do seu patrão e piscando os olhos, enquanto o fazendeiro acariciava suas orelhas.. O Asno, vendo aquilo, se soltou do cabresto e começou a empinar-se animadamente, imitando-o . O fazendeiro não poderia senão se manter em gargalhadas. Isso deixou o Asno tão entusiasmado que se ergueu, pondo os cascos nos ombros do homem, tentando subir em seu colo. Os criados do fazendeiro, pensando o pior, um ataque ao patrão, se apressaram para cima do animal com varas e forcados e ensinaram-no que: “É asneira tentar ser uma coisa que não se é.”

Um comentário:

MARTA disse...

ESPETACULAR!!!! CADA FÁBULA SUBSTITUI 10 SESSÕES DE TERAPIA .ESTOU ADORANDO NAVEGAR POR ESSE MUNDO DE ESOPO.
QUANTO ÀS ESTAÇÕES , DEVEMOS TE AGRADECER POIS TU ABRES AS PORTAS DE TODAS , PARA NÓS.
BEIJOS A TODOS