terça-feira, 16 de junho de 2009

Disce pati, si vincere voles.

Aprenda a sofrer, se quiseres vencer!

Oi pessoal! Nossa saudação cordial - Hoje, teremos a última parte sobre a vida de Esopo, com final triste e sofrido, não merecido a quem deixou tantas lições, daí cremos que o sofrimento final, tenha redundado em vitória no OLIMPO, já que sua memória é por nós reverenciada, tal como nos últimos milênios.

Embora amplamente discutida, sua morte é atribuída ao roubo de uma xícara de ouro ou prata e a sentença para o crime seria o lançamento de um precipício em Delphos. Ele profetizou: “Vocês podem me matar, mas minha morte injusta trará grande infortúnio para você” e o Oráculo de Apolo confirmou ao Delfinianos que a peste resultaria em escassez e guerras foram causadas pela morte dele.

As Fábulas de Esopo foram contadas e re-contadas, sendo após então escritas e re-escritas por tempos incontáveis, como forma de entretenimento e educação. Esboços anedóticos e cômicos eram formas cotidianas de diversão em Atenas antiga e Delphos. Hoje estes trabalhos envolvem muitos aspectos da vida moderna, inclusive psicologia, política, espiritualidade, educação, saúde e riquezas. Esopo na modernidade ainda forma estudantes com sua influência e comentário sobre comportamento humano.

O comentário da Michaela diz bem o alcance destes contos fabulosos. Leiam-no, vale a pena.

Até amanhã, com nova fábula...

Nenhum comentário: