segunda-feira, 8 de junho de 2009

II - O Lobo e o Cordeiro - em áudio


Oi pessoal!!

Gostaram? Gostei mais ainda!

O exercício de interpretação, deixo a cada um. Haveria muita subjetividade na expressão do meu entender. Exemplo: na primeira fábula, eu vejo uma mágica, ou seja, se pudéssemos absorver a alegria do galo em encontrar um grão de cevada, ou plasmar o regojizo do camponês em encontrar a pérola perdida, teríamos a chave magnética do bem-estar mental. Se houver o respeito ao juízo de valor alheio, acho que a paz reinaria. Mas quantos dos que lerem a fábula assim pensariam?
Melhor que cada um faça sua absorção. Eu instigarei apresentando as dezenas de fábulas, cuja tradução, já é trabalhosa.

Um abração a todos e curtam a segunda fábula. . .

II - O lobo e o cordeiro

Foi uma vez em plena primavera, um lobo estava em sua toca, situada numa ladeira, observando o que devia ser um cordeiro a beber água do riacho, num pequeno declive. -"Eis minha ceia!” pensou ele, - "... se puder encontrar somente alguma desculpa para agarrá-lo". Então chamou o cordeiro e inquiriu: "Como ousa sujar a água da qual estou bebendo?”.

“Não, mestre, não," disse o cordeirinho -"... se a água vem lá de cima barrenta, eu não posso ser a causa, pois ela corre de você até mim. ".

-" Bem, então.", disse o lobo, "... por que me chamou de nomes feios nesta época, no ano passado? "

-" Isso não pode ser, “ respondeu-lhe o cordeiro; -” Eu só tenho seis meses de vida!”.

“Não me importa,” rosnou o lobo; "... se não foi você, foi seu pai!” e com isso. atacou o pobre cordeirinho e o comeu. Mas antes de morrer, este murmurou engasgado:

“Qualquer desculpa servirá para um tirano”.

OUÇA A FÁBULA:

3 comentários:

beatriz disse...

Adorei a idéia.
Adrei as duas primeiras fábulas e com certeza vamos ter muito exercício de interpretação pela frente. Não seja tão modesto. "Põe a cara na vitrine"
Parabéns.

MARTA disse...

OLÁ A TODOS!!!FIQUEI SABENDO DESSE BLOG MARAVILHOSO PELA BEA.AGORA VIREI FÃ.COINCIDENTEMENTE, VADE MECUM É A BÍBLIA DE TODOS OS MEDICAMENTOS QUE EXISTEM FABRICADOS NO BRASIL E NO MUNDO .JÁ PENSOU?? TEMOS MUITAS PÉROLAS A DESCOBRIR. SE TE INTERESSAR TENHO UMA FÁBULA FABULOSA SOBRE A RÃ E O ESCORPIÃO .É SÓ FALAR QUE EU TE MANDO , CLARO SE AINDA NÃO A CONHECERES.PARABÉNS

VADE MECUM disse...

Oi Marta ! Gratos por imerecidos elogios. Divertir-nos é o quanto basta. A fábula sugerida é de Esopo? Confira e se fôr, ao fim desta tradução que estou fazendo a incluiremos. Estou seguindo uma edição inglêsa antiquíssima, com 83 fábulas -
VADE MECUM significa literalmente VENHA COMIGO, ou seja, alguns adotam como GUIA. Tudo como dantes na terra de Abranches rsrsrsrsrsr
VADE MECUM e divirta-se

ABRAÇÃO