quinta-feira, 11 de junho de 2009

A bonis bona disce.

O bom, ensina a ser bom!
Junta-te aos bons e serás um deles.

Oi pessoal! Nossa saudação cordial. Hoje, não colocaremos fábula, mas sim, uma leitura sobre Esopo, em coletânea de dados traduzidos por mim. Serão duas ou três emissões, pois, a vida deste mito é mais fabulosa que seus ditos.
Prôpus-me a editar duas fábulas semanais e como são mais de 80, teremos uma bela matéria para ler e refletir.
Quanto à fábula passada, O Cão e a Sombra, para mim há uma dubiedade paradoxal, ou seja, estaría Esopo cerceando a busca de um sonho? Não seria a Sombra refletida nas águas, um objeto passível de desejos? Ao Cão, não restaria senão a perda do substância? Uma mente jovem, pode interpretar que haveria dupla idiotice em trocar o certo pelo incerto, renegando a possibilidade de um sonho ser alcançado. Quando contada a fábula, aos mais espertos, convém haver a possibilidade de o cão abocanhar uma bela, gorda e deliciosa carpa, no lugar da carne perdida, ou não?

Aesop, ou Æsopo (6º século AC), legendária fonte grega de mais de 600 fábulas inclusive "A Tartaruga e a Lebre", escrita do oral e traduzida para o inglês por muitos, também pelo o Rev. George Fyler Townsend (1814-1900) e Ambrose Bierce (1842-1914).

Pelo uso de protagonistas animais (principalmente), as fábulas de Esopo consistem em contos simples, com fins morais que transcendem o tempo e assim serem pertinentes hoje, como há milênios atrás. Universalmente popular, elas ainda inspiram muitas histórias contemporâneas, jogos, e filmes.

A Vida de Esopo, contém alguns detalhes contraditórios, entretanto isto contribui às proporções do mito. O local de nascimento está aberto a muitas conjecturas: ou a colônia antiga de Thrace, Phrygia, Etiópia, ou a ilha grega de Samos, ou a cidade de Atenas e Sardis, capital de Lidya (nt - hoje Turquia ), também incluem-se nas possibilidades. O nome dele é do Etiope arcaico e significa "grego", em referência a uma pessoa de descendência africana. A primeira menção conhecida para o homem Esopo está contida na "Historia de Herodotus'. do historiador grego Há muitas outras insinuações à vida dele na literatura grega, inclusive o "Aristophanes" dos escritores, Xenophon, Platão, e Aristóteles. Nascido em escravidão e descrito em algumas esculturas, com deformidade física, também é mencionado que em tenra idade, ele sofreu um impedimento de fala, milagrosamente erradicado por uma divindade. Ele foi libertado pelo patrão, de acordo com Herodotus. Provávelmente devido à sua alfabetização e inteligência. SEGUE

Nenhum comentário: