quarta-feira, 17 de junho de 2009

V - O Lobo e o Grou

Lupus pilum mutat, non mentem.
O Lobo muda a pelagem, jamais a natureza

Bom dia pessoal! Hoje tem fábula...antes porém, uma explicação sobre um dos personagem, o grou. É uma ave ornamental, existente apenas no hemisfério norte do planeta e totalmente dessconhecida de nós. No Japão, o grou de crista vermelha é sagrado e pleno de mitos. Em inglês, tem o nome de CRANE, que traduz-se por GRUA ou LANÇA GUINDASTE. A menção da família no reino animal, GRUNIDAE, auxiliou-nos na tradução.
Eis a bela fábula:

V - O Lobo e o Grou

Um Lobo estava a engolir um animal que havia caçado, quando, repentinamente, um osso pequeno aderido à carne atravessou em sua garganta e ele não pode mais engolir. Sentindo uma dor terrível na garganta, começou a correr ganindo, para cima e para baixo, uivando e buscando algo que lhe aliviasse a dor. Tentou induzir a todos que encontrava para remover o osso entalado. -"Eu daria qualquer coisa,“disse ele, ”... se você tirasse isto...”. Por fim, o Grou concordou em tentar e mandou o Lobo sentar ao lado dele e abrir as mandíbulas o mais que pudesse. Então, pôs seu longo pescoço, goela abaixo, até a garganta do Lobo e com seu bico fino, soltou o osso encravado, retirando por fim.

"Por gentileza, você quer me dar a recompensa prometida?”? solicitou-lhe o Grou.

O Lobo sorriu e mostrando os dentes disse: “Esteja contente. Você pôs a cabeça dentro da boca de um Lobo e tirou-a novamente, em segurança; isso deveria ser recompensa bastante para você”.

Moral:
"Gratidão e ganância não andam juntas."

2 comentários:

MARTA ACCORSI disse...

MUITO BOA ESSA FÁBULA!! SINCERAMENTE NÃO SEI SE AQUELA FÁBULA QUE CITEI ONTEM É DE ESOPO.EU TERIA QUE ME APROFUNDAR UM POUCO.
ADOREI SABER A ORIGEM DO NOME GROU-TEM TUDO A VER COM GRUA.BEIJOS A TODOS
ESTAREI AGUARDANDO ANSIOSA PELA PRÓXIMA.
BEIJOS A TODOS

Dna. MÔ disse...

Sobre grous, tenho uma curiosidade que quero compartilhar com todos vcs:

Diz a antiquiquíssima lenda que quem fizer em dobreduras da milenar arte dos origamis, mil grous, terá todos os seus desejos atendidos e sonhos realizados...

Para os orientais o grou é uma ave mitológica, única, e extremamente simbólica.

Quem desejar ter muita saúde e boa sorte deverá ter, pelo menos, um grou de origami no seu quarto!

Diz a lenda....

Beijos carinhosos.