quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Mestieri: sarto - 16

Os antecedentes da Revolução de 30 no Brasil

Quando tudo parecia estar calmo, permitindo uma vida pacífica, com a natureza contribuindo com boas estações sazonais, as colheitas sobejas, o vinho espumante fazendo sucesso no mercado, a estabilidade emocional entre os italianos ‘formadores de opinião’, algumas frases, uns nomes nunca dantes ouvidos, começavam a circular pela alfaiataria de Gennaro, com os clientes tomando partido ora de uma, ora de outra opção.

-‘Oligarquias, elites, sitema capitalista, quebra da bolsa em Nova Iorque, intervenção do Estado na economia, Washigton Luiz, Getúlio Vargas, Prestes. O momento previa previa confrontos.

Sob um clima de desconfiança e tensão, o candidato Júlio Prestes foi considerado vencedor das eleições daquele ano. Mesmo com a derrota dos liberais, um possível golpe armado ainda era cogitado. Com o assassinato do liberal João Pessoa, em 26 de julho de 1930, o movimento oposicionista articulou a derrubada do governo oligárquico com o auxílio de setores militares.

Depois de controlar os focos de resistência nos estados, Getúlio Vargas e seus aliados chegam ao Rio de Janeiro, em novembro de 1930. Iniciando a chamada Era Vargas, Getúlio ficaria por quinze anos ininterruptos no poder (1930 – 1945) e, logo depois, seria eleito pelo voto popular voltando à presidência entre os anos de 1951 e 1954.

Seria o começo do fim?

To be continued

Nenhum comentário: