quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Imigração Italiana ao Brasil


Aos que me lêem, ocasionalmente ou como seguidores, pedirei licença para editar uma carta que fizemos em 2005, agradecendo homenagem prestada pelo poder públicoecendo homenagem prestada pelo poder p licença para editar uma carta que fiz em 2005, aos imigrantes italianos que vieram ao Brasil.

Quis o destino que nossos antepassados aqui viessem e estabelecessem raízes. Nem de longe poderiam imaginar que um dia, suas memórias, suas lutas, suas lembranças e seus descendentes, estariam sendo homenageados.

Tudo o que fizeram, naqueles idos, foi em nome da sobrevivência, da honra, da família e da lembrança de uma pátria deixada para trás.

Acolhidos que foram, por esta generosa dádiva que é o Brasil, aqui fincaram conceitos de uma cultura, onde cada gota de suor e de sangue, dignificou suas existências.

Queremos agradecer à Prefeitura Municipal de Nova Prata e ao Museu da cidade, pela honra deste reconhecimento - e de justo - o estendemos para todas as outras famílias aqui aportadas, pois só com a união delas, foi possível aliviar a dor da separação, suportar a saudades dos que não vieram e superar as dificuldades da adaptação.

Nós aqui presentes, temos plena consciência de que os homenageados - de alguma forma - estão observando e guiarão com mãos fortes nossos destinos, como inegável herança.


Nenhum comentário: