quarta-feira, 13 de julho de 2011

Os piões

Imagine-se no solo, do tamanho de uma formiga, dentro de um círculo traçado com uma ponta metálica. Junto contigo, uma dezena de piões, com vários tamanhos e cores, jogados ali como apostas por um grupo de piás.

Súbito, vários silvos ensurdecedores. Parece ser uma quadrilha de aviões à jato. Mas não, são os piões assaltantes, girando em rotações inimagináveis. Eles surgem de todos lados, uivando selvagemente ao saírem de uma fieira – espécie de corda fina – lambuzada de breu para melhor prendê-la à sua madeira.

As pancadas das pontas aguçadas, fazem estragos irrecuperáveis. Os piões ali atirados e indefesos são alvos fáceis. Um dos objetivos é tirá-los do círculo,dom o pião-assaltante, trocando de dono, já que quem arremessou-o fora, toma sua posse. Os piões mais bonitos e coloridos, se tornam objetos da sanha destes mísseis, saindo da batalha totalmente arruinados.

As fieiras, possuem comprimento exato para enrolar o pião e compor com o braço do atirador, o aríete até próximo do solo. Quanto mais perto do chão a fieira soltar o pião, mais preciso será o tiro.

Ainda tens o tamanho de uma formiga? Então, uma ponta metálica girando milhares de rotações por minuto, acaba de atingir-te...

Até mais...

Nenhum comentário: