sexta-feira, 6 de agosto de 2010

'Acordo desacordado' - Seguindo a luta

Olá a todos! Antes, nossas boas-vindas para Alessa Ortega, a nossa mais recente seguidora. Aceite um cafezinho e sinta-se em casa com Esopo e nossas prosas.

Ainda sobre o acordo, seguimos mencionando - aos pouquinhos - as novas regras gramaticais desta última flor do Lácio, inculta e bela, mas que se nega estabilizar. Como escreveu a Michaela, estes assentos são como passarinhos e um dia voarão para longe.

Hoje, falo do hífen que separava prefixos ou 'falsos prefixos' das palavras.

- Quando estes prefixos terminarem com vogais e as palavras inicacrem com 'r' ou 's', desaparece o hífen e dobra-se a inicial, ficando: antessala, autorretrato, ultrassonografia. Minha opinião? As palavras ficaram feias!

- Quando os prefixos terminarem em vogais e as palavras também, desaparece o hífen: semiobscuridade, supraocular, contraordem, neoexpressionista, etc.

- O uso do hífen segue quando o prefixo erminar em 'r' e a palavra também: inter-racial, super-realista, hiper-requisitado, etc.

Observação:

- quando a palavra iniciar com 'h', o hífen permanece: anti-herói, extra-humano, supra-herbácea, etc.

- quando o prefixo e a palavra terminarem e começarem, respectivamente, com a mesma vogal, o hífen sobrevive: anti-imperialista, anti-inflamatório, micro-orgânico. etc

To be continued, senão cansamos...

Nenhum comentário: