sexta-feira, 23 de julho de 2010

O XIº Mandamento


Alô amigos do blog! O assunto de hoje surgiu quando fiquei sabendo que 15 alunos de uma escola estadual em Minas do Leão (aqui no RS), foram premiados com uma viagem até Portugal (15 dias de intensa programação) e por redações escolhidas entre tantas.

Uma das escolhidas, emocionou o embaixador brasileiro e trazia no texto um parágrafo assim:

Quando vou à escola, com minha mochila carregada de cadernos e sonhos, penso: "Puxa, meu pai agricultor, trabalha tanto, porque não consegue pagar suas dívidas e um jogador de futebol ganha tanto dinheiro?".

A lenda seguinte, surgiu-me na mente.

Moisés ainda resfolegava, recém concluída sua descida do Sinai. Carregando as tábuas dos Mandamentos escritas a fogo, jubilava pela salvação do povo escolhido e por extensão, da humanidade.

Eram onze normas.

Aproximou-se dele um repórter - ladino como poucos - para apanhar a primeira impressão do nobiliárquico ancião. Ao saber do décimo-primeiro, após absorver os impactos dos dez primeiros, ficou estático.

Dizia: 'Não criar mitos, nem mistificar!'.

Aquilo feria sua pretensa liberdade de imprensa. Resolveu agir rapidamente pois, como angararia verbas publicitárias para seu patrão? . Num momento de distração do mestre Moisés, quebrou a linha deste adágio e... deu no que deu.

Nenhum comentário: