segunda-feira, 12 de julho de 2010

Do acordo ortográfico desacordado!



Alô amigos! Mergulhado estou em novas regras ortográficas...Putz...Tratam nossa língua escrita, quando acostumada ao trato, tal Geni ou mulher de Atenas...


SALVEM AS PITOMBAS DO REI!


Que pitombas serão estas?

Quem será este monarca?

Seriam frutos das florestas?

Teria o rei nossa marca?


Idéias elas podem ser

Metáfora para as perdidas,

As pitombas, ao meu ver,

Verdes, são ardidas.


Salvem as pitombas do rei,

Travestida de acordo,

Não passa de uma reforma sei,

Pode acabar em desacordo.


Meus chapéus têm acentos,

Acentos têm meus chapéus.

Mas ditongos abertos ‘ei’ e ‘oi’,

Em paroxítonas perdem os seus.


Os abertos ditongos ‘ei’ e ‘oi’,

Nas oxítonas e monossilábicas,

Não perdem seus agudos,

Nem o ditongo aberto ‘eu’


Acabaram com o trema,

Em quase todos os lugares,

Menos em nomes próprios,

E nos seus derivares.


O heroico perdeu o dele,

O herói - o seu -, tratou de esconder.

Diacho vai ser ensinar,

Ao corretor eletrônico aprender.


to be continued

Um comentário:

Dna MO disse...

Salve as pérolas do Vade!!!!!!
Essas nunca estão verdes, muito menos indigestas....

Mil vivas ao Rei!!!!!